Home Artigos De lavador de pratos a um dos maiores empresários da América Latina
De lavador de pratos a um dos maiores empresários da América Latina

De lavador de pratos a um dos maiores empresários da América Latina

0
0
Share Button

Ele foi lavador de pratos, e hoje é um dos maiores empresários da América Latina, confira a história de Robinson Shiba, Proprietário do Grupo Trend Foods (China in box, Gendai).

Ele arriscou a carreira de dentista para apostar numa ideia que teve quando morou nos Estados Unidos.

Quem diria que um emprego como entregador de pizza e outro como lavador de pratos em restaurantes nos Estados Unidos seriam a fonte de inspiração de Robinson Shiba, um dos grandes modelos de empreendedorismo no Brasil e um dos maiores empresários da América Latina.

A trajetória profissional de Shiba é repleta de altos e baixos, mas também de muita persistência, inovação e planejamento. O segredo de seu sucesso está no desejo de sair do comodismo, de arriscar e, acima de tudo, de seu espírito empreendedor. Não é à toa que, há 20 anos, deixou de lado a estabilidade, proporcionada pelos seus três consultórios odontológicos, para abrir a China in box, um serviço de tele-entrega inspirado nos restaurantes que conheceu em sua temporada de estudos e trabalho no Exterior. Na verdade, o trabalho como ‘deliveryman e ‘dishwasher’ se fez necessário após ele sofrer um assalto e passar por dificuldades financeiras na terra do ‘Tio Sam’. A ocasião contribuiu para que o paranaense (que estará de volta ao Paraná dia 24/03/18 em Curitiba para compartilhar a sua história), percebesse a alta procura do público americano por comidas prontas. Estudando cada detalhe do ramo dos fast-foods, decidiu se preparar para levar o mercado para o Brasil, que, na época, oferecia poucas opções de venda de comida a domicílio.

Antes de transformar seu sonho em realidade, Shiba precisou contar com um empréstimo de seu pai, que exigiu que ele primeiro terminasse a faculdade de Odontologia, a qual já estava no fim. Shiba aceitou a condição, formou-se e trabalhou como dentista, mesmo ofício do pai. Profissão na qual também se mostrou empreendedor, tendo montado três consultórios em um curto espaço de tempo.

Primeiros passos ao sucesso

Apesar de o reconhecimento na área da saúde, ele nunca esqueceu de seus planos de vender comida chinesa. Naquela época, o país vivia uma crise devido ao Governo Collor, então o valor que o pai iria emprestar não pode ser sacado do banco, devido a isso, Shiba teria de se arriscar mais. E foi  o que fez. Percebendo que estavam surgindo redes de fast food chinês nos shopping centers, vendeu um apartamento e dois consultórios para abrir, em outubro de 1992, seu primeiro restaurante China in box. No início, para divulgar, distribuía folhetos pela vizinhança. Deixava um maço de folhetos com os porteiros, a quem oferecia vales-yakissoba para que ajudassem na divulgação. De tanto caminhar, em menos de um mês perdeu quase 20 quilos.

Sempre pensando em inovar, lembrava das melhorias vistas em restaurantes que trabalhou e implantava no seu. Ele tinha como diferencial a cozinha exposta aos consumidores, que podiam verificar todas as questões de higiene e de qualidade no preparo dos alimentos. Em dois anos, ele já tinha seis lojas.

Assim como os grandes empreendedores, Shiba prestava muito atenção ao mercado ao seu redor e percebeu que os restaurantes de fast-foods apostavam em franquias. Sem dominar muito o assunto, ele se aliou a um consultor. O esforço foi árduo, mas válido, pois o sucesso veio logo, tornando a China in box uma franqueadora com 60 unidades abertas em menos de dois anos.

A aliança que deu certo: Gendai

Nem tudo saiu como o esperado. Em 1998, Shiba enfrentou dificuldades, estava tendo problemas com custos e na gestão de unidades e dos pratos oferecidos. Ele precisou se reorganizar, contratou funcionários experientes para ajudar na gestão e passou a se dedicar a funções mais estratégicas, como planejar a expansão e negociar com fornecedores.

Durante esta reestruturação, o espirito empreendedor voltou a falar mais alto. Ele se aliou ao parceiro de negócios, Carlos Sadaki, tornando-se sócio do restaurante Gendai, que também se expandiu para outras regiões do país. Há cerca de três anos, os dois criaram o grupo Trend Foods. Hoje, o negócio tem mais de 200 unidades com as marcas Gendai, China in Box, Brevità e Owan, um fast food de comida asiática e fatura mais de 400 milhões/ano.

O segredo do sucesso é não parar no tempo, deve estar sempre atento às novas demandas. Shiba sabe bem disso, por isso, decidiu colocar mesas e cadeiras em todas as unidades China in box, que antes funcionavam só como tele-entrega, pois percebeu que as pessoas preferem sair de casa para comer e fazer um programa familiar.

O ‘tubarão’  que encoraja

Hoje Robinson Shiba encoraja aspirantes a empreendedores a seguirem suas ideias e a concretizarem seus sonhos por meio do programa Shark Tank Brasil, exibido pelo canal Sony. Ele é fonte de inspiração para pessoas que pretendem ser donas de seus próprios negócios e decolar rumo ao sucesso.

A história de Shiba prova que, por mais que a ideia seja ousada, ela pode dar certo, basta ter um bom planejamento, persistência e muito otimismo, e é justamente isso que Robinson Shiba vai estar falando em sua palestra dia 24/03/18, em Curitiba, junto com a Magia do Mundo dos Negócios no 2º Congresso Paranaense de Vendas, saiba mais clicando aqui.

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

%d blogueiros gostam disto: