Home Artigos Empreender em tempos de crise: 5 atitudes para colocar em pratica ja!
Empreender em tempos de crise: 5 atitudes para colocar em pratica ja!

Empreender em tempos de crise: 5 atitudes para colocar em pratica ja!

190
0
Share Button

Muito se fala em crise, porem são nos períodos de escassez de clientes, de falta de dinheiro em caixa que separamos os “meninos” dos “homens”, não é mesmo?

Muitos empresários se entregam ao coitadismo e transferem a “culpa” no governo ou qualquer outro meio de fuga que encontram, pois eles mesmos não enxergam onde estão errando ou simplesmente não querem enxergar e muito menos sabem como sair do “buraco”. Por outro lado, temos o time dos otimistas, que sempre encontram oportunidades em meio ao caos e com atitudes muitas vezes simples, conseguem tocar o jogo adiante e fazer a diferença onde todos ja estavam desacreditados. Vamos começar a agir agora ou vamos aguardar ver onde vai dar?

Relacionamento: Chega de somente trocar cartões, mande um email ou faça uma ligação e mantenha aquecido o relacionamento com aquela pessoa que você acabou de conhecer. Saiba mais sobre o negocio dela, fale mais sobre seu empreendimento e tente imaginar como pode haver sinergia entre suas empresas e se não houver sem problema, mas é sempre valido mais alguém conhecer o que você faz, pois muito provavelmente essa pessoa tenha uma rede de relacionamento que em algum momento pode te gerar um contato ou uma indicação.

Saia do balcão: Va para a rua, converse com outras pessoas do seu ramo de atividade, participe de eventos focados em seu segmento, entenda seu cliente, o que ele esta buscando e quais suas objeções. Sempre tem uma solução, talvez você tenha focado tanto no problema que não vislumbrou uma alternativa. Uma mudança de visão pode ser determinante para o negocio continuar ou não em atividade.

Seja otimista: Ninguém começa um negocio ja pensando que dará tudo errado. O empresário deve ser o primeiro a acreditar em seu negocio, seguido de uma equipe focada e comprometida com a empresa.

Aprenda com os erros: Não ha nada de errado em falhar, entenda o que ocorreu, corrija rápido e não erre o mesmo erro, lição dada é lição aprendida. É sempre melhor errarmos tentando achar uma solução do que ficar apáticos diante uma situação que precise de uma atitude.

Busca por conhecimento: Hoje existe uma facilidade de acesso a conteúdos ricos e relevantes seja no ambiente online através de cursos, e-books, videos ou os tradicionais livros e revistas.
Não posso deixar de citar aqui algumas iniciativas, que entre tantas outras, ajudam o empreendedor a olhar por outro prisma o tema Crise:
– A plataforma online de Insights e Estudos de Caso conta a trajetória de grandes nomes ate atingirem o sucesso: www.meusucesso.com
– Endeavor é uma organização de apoio aos empreendedores, possui vários cursos, videos e palestras: www.endeavor.org.br

– A Instituição Geração de Valor pretende através da construção de uma mentalidade vitoriosa, promover o empreendedorismo: www.geracaodevalor.com.br

Não podemos parar diante da crise e simplesmente aceita-la, temos que ter atitudes que nos farão continuar a empreender, encontrar oportunidades e saber aproveita-las, pois estaremos com nossa visão apurada e cheios de convicção que essa será mais uma forma de nos redescobrirmos como empreendedores e fazermos a diferença.

 
Joyce Bianchi
CEO Grupo GV8 (www.grupogv8.com.br)
Diretora de Missões de Negócios BWi Participações (www.bwiparticipacoes.com.br)
Embaixadora Escola de Você – Bauru – SP ( Plataforma de ensino para mulheres com 50.000 alunas no Brasil)

kit

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*