Home Artigos Lançamento do livro “Pense dentro da caixa” desafia empreendedores e mostra como é possível construir empresa de milhões
Lançamento do livro “Pense dentro da caixa” desafia empreendedores e mostra como é possível construir empresa de milhões
Divulgação

Lançamento do livro “Pense dentro da caixa” desafia empreendedores e mostra como é possível construir empresa de milhões

0
0
Share Button

Pensar a vida como se fosse dividida em caixas, cada área em seu compartimento: profissional, familiar, afetiva, social. Refletir dentro de cada uma dessas caixas pode ser a solução para a satisfação pessoal e profissional, bem como para a liberdade financeira. Essa é a proposta de Thiago Oliveira, presidente da IS Log & Services, defendida em seu livro “Pense Dentro da Caixa – Aprenda a enxergar oportunidades e empreenda em qualquer cenário”, que será lançado no próximo dia 22 de setembro, na livraria Cultura do Bourbon Shopping, em São Paulo.

Thiago Oliveira começou sua trajetória na área de logística como motorista agregado de uma transportadora em 2002, aos 20 anos. Ao observar o dia a dia da empresa, Oliveira percebeu um nicho a ser explorado, o de transporte especializado em documentos, via mala expressa. O fato dos documentos não serem uma carga visada ofereceria muito mais segurança na operação se transportados separadamente de outras cargas, evitando o extravio de informações importantes.

Oliveira, porém, não foi ouvido pela direção da transportadora. Uma grande sorte. Pouco tempo depois, com o valor de R$ 17mil emprestado de um sócio, ele começava o que hoje é a IS Log & Services, com filiais em todos os  estados do Brasil e que prevê para o ano de 2016 um faturamento de R$60 milhões. “A maioria das pessoas quer empreender, ser dona de seu próprio negócio, mas para isso acreditam ser necessário ter uma grande ideia, inventar algo surpreendente, quando o ideal é ir à contramão disso tudo. Melhorar o que já existe pode atender muito mais às demandas do mercado, enxergar pontos poucos explorados dentro de um processo e aperfeiçoá-los, este é o espírito do pensar dentro da caixa a que me refiro”, declara Thiago Oliveira.

Oliveira ensina em seu livro como analisar e encontrar oportunidades em processos, traçar um plano de negócios e um planejamento estratégico para que todas as ações sejam pensadas e para que não se tome decisões por instinto ou intuição, e ainda em meio a isso, estabelecer indicadores para avaliar o desempenho da companhia. “É importante que você veja quais as falhas do processo, pois nelas estão as respostas para as oportunidades de negócios. Sempre existirá algo a ser melhorado ou oferecido ao mercado em que você atua”, destaca o empresário.

Sobre empreender em meio à crise, segundo Thiago Oliveira, é um dos melhores momentos, pois é quando os problemas surgem e pensar em soluções e oferecê-las ao mercado pode ser promissor. “As crises são conhecidas por serem cíclicas, elas não duram para sempre. E, se você conseguir se sair bem agora, vai conseguir se sair ainda melhor quando a situação for mais favorável. Com a desaceleração econômica, as pessoas e as empresas são obrigadas a se reinventar e a adotar novas posturas. Ao notar quais são essas posturas, o empreendedor consegue encontrar um nicho no qual atuar. Como a crise faz com que os recursos sejam mais escassos, ela incentiva que o empreendedor seja mais criativo, flexível e obriga a aprender com mais velocidade” ressalta Oliveira em um dos trechos da publicação.

O lançamento oficial do livro “Pense Dentro da Caixa – Aprenda a enxergar oportunidades e empreenda em qualquer cenário” acontece no próximo dia 22 de setembro, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, a partir das 19h. O Bourbon Shopping fica na Rua Palestra Itália, 500, Perdizes, São Paulo – SP.

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*