Home Artigos Quatro dicas para arrasar em uma entrevista de emprego
Quatro dicas para arrasar em uma entrevista de emprego
iStock by Getty Images
0

Quatro dicas para arrasar em uma entrevista de emprego

0
0
Share Button

Quando o objetivo é conseguir um emprego e ser contratado para uma vaga que se deseja muito, o primeiro passo deve ser a mudança na mentalidade e postura do entrevistado, segundo a coach Alana Trauczynski. “Aprender a se colocar no papel de protagonista e pensar que a entrevista é deles, mas é também sua e que o relacionamento é de ambos, é fator que dá poder ao candidato à vaga”, explica.

É útil e energeticamente favorável estarmos sempre em uma posição proativa, agir como uma pessoa que tem algo valioso para oferecer e não como alguém que apenas precisa, necessita de algo.  “Não tem coisa mais chata do que uma pessoa que chega com cara de coitadinha, definitivamente esta é a melhor forma de você NÃO CONSEGUIR o que se quer”, enfatiza.

Mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência, é possível “se vender” de forma a ser considerado altamente atraente para uma empresa e/ou parceria. Neste caso, o que você tem para oferecer? A coach lista:

– O seu COMPROMETIMENTO (mostrar-se uma pessoa valiosa porque está realmente comprometido em dar o seu melhor por aquela empresa);

– O seu INTERESSE EM APRENDER, melhorar e crescer;

– O quanto os seus interesses pessoais casam bem com os interesses da empresa, e, portanto, COMO SEUS DESTINOS PODEM SE AGLUTINAR EM UM CAMINHO COMUM harmonicamente.

A coach Alana Trauczynski dá dicas práticas para uma boa entrevista:

1 – Varra a empresa na internet
Quem são? Para onde vão? Onde seus caminhos se cruzam? É muito importante que você deixe claro que fez sua parte e já sabe o máximo possível sobre a empresa e seus objetivos… E, claro, como você pode ajudar a alcançá-los. Empresas querem contratar pessoas que saibam resolver seus problemas e demonstram isso.

2 – Saiba quem será o entrevistador
Procure tudo o que puder sobre a vida dessa pessoa. Ele(a) se sentirá muito lisonjeado e apreciado se perceber que você conhece sua linha de trabalho, suas vitórias, sua trajetória. Essa pessoa já escreveu um livro? Tem algum vídeo na internet? O que essa pessoa pensa? Quem ela é? O que você pode dizer para fazê-la se sentir apreciada?

3 – Fale sobre o quanto você fracassou
Uma pessoa que passa minutos a fio contando vantagem não passa credibilidade alguma. Uma pessoa que fracassou várias vezes tem a experiência adquirida pelo fracasso e isso pode ser muito útil para o sucesso. Isso também demonstra segurança e abertura. Você não tem nada a esconder.

4 – Faça muitas perguntas
Assim como o entrevistador, você também está verificando se este é um bom lugar para você dedicar seu tempo e sua energia. Faça perguntas que demonstrem que você está sondando se o propósito desta empresa tem, neste momento, a ver com o seu. Perceba também se é possível se desenvolver como profissional ali e como esta empresa vai acrescentar no seu currículo de forma positiva.

 

Divulgação
Divulgação

Alana Trauczynski

É nômade digital, autora do livro “Recalculando a rota: uma louca jornada em busca de propósito” e criadora do Programa Recalculando a rota, um curso online de autoconhecimento e mudança de mindset para pessoas que querem recalcular a rota de suas vidas para um futuro mais brilhante e fluido.

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*