Home Artigos Relacionamento e networking em São Francisco e Vale do Silício
Relacionamento e networking em São Francisco e Vale do Silício
iStock by Getty Images

Relacionamento e networking em São Francisco e Vale do Silício

0
0
Share Button

Articulista:
André Bianchi | Sócio – Diretor de Negócios da A Magia do Mundo dos Negócios
Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: 
https://www.facebook.com/AndreBianchiEmpresario

Uma das características mais marcantes de São Francisco e Vale do Silício é o relacionamento das pessoas e, consequentemente, o networking.

Primeiramente networking não é somente uma troca de cartões de visitas. É você iniciar o relacionamento com outra pessoa/empresa. Vejo muitas pessoas participarem de dezenas de eventos e trocar dezenas de cartões de visita, porém qual a finalidade de se retornar para casa com 10, 20, 30 cartões?

É importante ter o mínimo de informação a respeito da pessoa ou empresa. No Vale é muito comum no momento em que você conhece alguém, seja por meio de um conhecido ou até mesmo quando você está em um café que lhe façam a pergunta “o que você faz?”. Ter sempre uma apresentação em 30 segundos ou menos sobre  você ou sua empresa é vital, mas pode ser que não consiga manter a atenção da outra pessoa, mesmo sendo um contato estratégico.

Desta forma, ouvindo a breve apresentação da empresa, pode ser ou não interessante ao seu negócio. Como na maioria das vezes em um evento ou atividade, você não terá tempo o suficiente para esquentar este contato, sendo assim, vale a pena você ao se despedir anotar no verso do cartão brevemente o que a pessoa faz.  Aqui vai outra particularidade, no Brasil: as empresas em geral investem para ter cartões de visita cheio de recursos quanto a papel, plastificação, verniz. E fica difícil para alguém anotar algo, nos EUA, dentre os locais e atividades que frequento é comum empresários de grandes empresas terem cartão em papel simples, já com objetivo de facilitar anotações.

Não podemos esquecer  que atualmente, com o Linkedin,  é comum durante uma atividade quando pego um cartão já dar uma olhada no perfil da pessoa. Inclusive muitos acreditam que esta rede social é para se conseguir empregos, eu a tenha como uma grande ferramenta de conexões. Já consegui abrir portas no Google Plex, dentre outras empresas no Vale iniciando os contatos por aqui.

Lembre-se que você não deve ser aquele tipo de pessoa que pega o cartão de alguém e amanhã já esta enviando e-mail oferecendo algo ou querendo vender seu produto e serviço. Lembre que se foi feito um primeiro contato pessoalmente, no dia seguinte entre em contato agradecendo a oportunidade de ter conhecido a pessoa e que está aberta a um posterior agendamento sobre negócios e oportunidades.

Outro ponto que considero importante, mesmo em tempos digitais, nada substitui um aperto de mãos e olhos nos olhos. Uma vez disse um amigo, Marcelo Salomão, que viajou mil quilômetros para apertar uma mão… Fica a dica.

andrebianchi

André Bianchi
Empresário, Mentor e Investidor. Liderou 6 atividades no Vale do Silício – USA

Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook:  https://www.facebook.com/AndreBianchiEmpresario/
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios (www.amagiadomundodosnegocios.com.br)
Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Investidor: IEV Digital, Terere House, Fraternal Shop, PPt Slides e Certificadora Digital Gigatron Bauru
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

 

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*