Home Artigos Visite a d.School, a escola de Design Thinking da Universidade de Stanford | Vale do Silício
Visite a d.School, a escola de Design Thinking da Universidade de Stanford | Vale do Silício
Créditos foto: Waldana Helin Andruchechen.

Visite a d.School, a escola de Design Thinking da Universidade de Stanford | Vale do Silício

0
0
Share Button

O que é a d.School?

Imagine que você tem um projeto sensacional e apenas algumas ideias de como executá-lo, aí você traz sua ideia “pra mesa” e vários profissionais sensacionais, cada qual com uma formação e a maioria com ideias fora da casinha começam a opinar, enxergar problemas, diferentes soluções, melhorias e meios de fazer o seu projeto ser um sucesso. Fantástico, não é? Este é um pouco do conceito da d.School, a escola de Design Thinking da Universidade de Stanford.

d.school

d.school

Os professores e os alunos são engenheiros, designers, médicos, profissionais da indústria, especialistas em educação, ciências, negócios, cada um traz seu ponto de vista e abordagem para a resolução de problemas e ao invés de trabalhar em diferentes partes de um mesmo projeto, eles seguem cada etapa do processo de inovação em conjunto, aproveitando as suas diferenças como uma espécie de motor criativo. O processo design thinking permite que os alunos usem a intuição e olhem de uma maneira criativa para os velhos problemas.

Radical Collaboration http://dschool.stanford.edu

Radical Collaboration
http://dschool.stanford.edu

A metodologia de inovação é combinada com abordagens criativas e analíticas, e requer a colaboração de métodos de engenharia e design aplicados a diversas disciplinas como artes, ciências sociais e business para o desenvolvimento dos projetos.

Quem são os alunos da d.School?

O curso é voltado para alunos que estão matriculados na universidade de Stanford. O Programa de Design de Stanford reconhece o curso como um mestrado em design thinking. Diversos alunos de design fazem parte dos estudantes, mas você também encontrará advogados, médicos, engenheiros, enfim, profissionais de diversas áreas. A escola também faz workshops de curta duração para executivos.

Como é o curso?

O curso se baseia em 5 princípios: Empathize, Define, Ideate, Phototype and Test.

Princípios do design thinking. Fonte: slowottawa.ca

Princípios do design thinking. Fonte: slowottawa.ca

É preciso encontrar algo que você tem empatia,  definir qual é o problema, idealizar um projeto, criar protótipos, testar e verificar os resultados. A escola tem parceria com empresas, non-profits e com o governo para desenvolver os projetos. É um loop learning como eles dizem, os alunos entendem melhor como utilizar Design Thinking fora da sala de aula, e as organizações entendem como usar esta metodologia de inovação. Empresas como: Visa, JetBlue, PepsiCo, Motorola, Google, Procter&Gamble são alguns dos parceiros deste programa.

Para quem quer sentir o pouquinho da atmosfera da d.school é possível fazer um Virtual Crash Course de 90 minutos pelo site. Stanford também oferece cursos  de design thinking online que são gratuitos.

Como visitar a d.School?

Nas sextas-feiras, das 12 ás 13 horas você pode participar do tour guiado pelos estudantes atuais, bem como ex-alunos da da d.school que são especialistas em Design Thinking e possuem uma certificação para compartilhar suas experiências. Eles vão explicar a proposta da escola, quem são os participantes, o que eles fazem, como aprendem a pensar.

Algumas fotos da visita a d.School:

Recepção:

Recepção d. School

Recepção d. School

Todos os móveis, lousas e paredes com rodinhas para facilitar o transporte e divisão dos grupos.

d.school em Stanford

d.school em Stanford

Sala de integração

Salas de aula d.school

Salas de aula d.school

Nas paredes fotos de todos os alunos e participantes do curso de Design Thinking.

d.School

d.School

Muitas ferramentas, porque o negócio é aprender fazendo!

d.school Stanford

d.school Stanford

Não dá uma vontade danada de estudar lá? Confira o depoimento dos alunos!

d.school Stanford

d.school Stanford

A d.School fica dentro da Stanford University, 550 Panama Mall, Stanford, CA 94305.

Já fez o curso ou uma das aulas de Design Thinking? Compartilhe sua experiência com a gente!

 

wa

Waldana Helin Andruchechen

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias. O Acontece no Vale é o blog mais acessado sobre o Vale do Silício, com mais de 700 mil acessos por ano, confira!
www.acontecenovale.com

Share Button

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*